Aerocurso.com

Batismo aeronáutico marca recepção do primeiro voo de baixo custo no Brasil Caixa de entrada x

12/11/2018

Pontualmente, às 11h45 de segunda-feira, 05/11, o primeiro voo de uma companhia aérea que adota o modelo low cost (baixo custo) pousou em solo brasileiro. A companhia aérea Sky Airline, de origem chilena, deu início a suas operações regulares no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, após receber autorização operacional da ANAC, publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 26/10.  A operação da empresa é um marco no transporte aéreo brasileiro por adotar um modelo diferenciado no modal aéreo, quando se oferece serviços dissociados do bilhete de transporte e tarifas menores que as praticadas por companhias aéreas tradicionais.

No desembarque do voo, que foi operado com 97% de ocupação (186 assentos pagos), os passageiros e representantes da empresa foram recepcionados por autoridades brasileiras, que aguardavam para um encontro com a imprensa. Entre as autoridades, estavam presentes o ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, o superintendente-substituto de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC, Cristian Reis, e o Diretor da concessionária do Aeroporto Rio Galeão, Luiz Rocha.

Durante o evento, o ministro Valter Silveira afirmou o quão importante é a chegada de novas empresas para o desenvolvimento do transporte aéreo brasileiro e para a inclusão de novos passageiros no modal. Corroborando com a fala do ministro, o CEO da Sky Airline, Holger Paulmann, destacou a importância da desregulamentação dos serviços de transporte aéreo, como a bagagem despachada, para o desenvolvimento de novos modelos de negócio, como é o surgimento de empresas de baixo custo, e abordou os planos de ampliação da empresa no país e no mundo. Cristian Reis, da ANAC, reafirmou os benefícios da Resolução n° 400 da Agência, que trata dos direitos e deveres dos passageiros no transporte aéreo, para a vinda de empresas que adotam modelos de negócio distintos e, ainda, relatou os ganhos que o setor pode agregar com uma eventual liberação do capital estrangeiro, pauta que tramita no Congresso Nacional com o objetivo de aumentar o investimento estrangeiro no transporte aéreo brasileiro.

Low Costs no Brasil

A previsão da Sky Airline é operar cinco frequências semanais com uma aeronave modelo Airbus 320, até o primeiro trimestre de 2019, ligando Santiago, no Chile, ao Rio de Janeiro. Existem, ainda, operações previstas para os terminais de Guarulhos, em São Paulo, e Hercílio Luz, em Florianópolis. A empresa é uma das quatro companhias low cost com processos em andamento na ANAC. A europeia Norwegian e as argentinas Avian (subsidiaria da Avianca) e Flybondi são as outras aéreas em tratativas com a Agência para ofertarem voos de longo curso no país.

Fonte: ANAC

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.