Aerocurso.com

Melhoria contínua da segurança e premiação InovANAC Security marcam abertura da VII Jornada AVSEC

02/12/2019

SCOM/ANAC

No primeiro dia da VII Jornada AVSEC, os temas ligados à melhoria contínua da segurança, inovações AVSEC e gestão de riscos nas organizações marcaram a abertura desta quarta-feira, 6. O evento realizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é destinado à troca de experiências e informações sobre assuntos relacionados à segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita. Além dos painéis apresentados por entes do setor e por servidores da ANAC, houve a entrega de premiação aos ganhadores do concurso InovANAC, categoria Security, e uma mesa redonda para discutir a interferência de fatores humanos na segurança da aviação.

A VII Jornada AVSEC deste ano está sendo a maior já realizada e tem como público-alvo os servidores que atuam na segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita, além de profissionais responsáveis por atividades AVSEC em centros de instrução, aeródromos e em empresas aéreas. Também participam desta edição empresas de transporte de valores, empresas de tecnologia da aviação e segurança, além de representantes da Polícia Federal, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, da International Air Transport Association (IATA), e servidores da própria ANAC.

 Palestras

Abrindo o ciclo de palestras, Luiz Cavallari, Gerente da Gerência de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita (GSAC), da ANAC, apresentou as regulamentações do setor que foram atualizadas no último ano, as que estão em estudo pela Agência e as demais ações relacionadas à AVSEC. O resultado dessas ações demostra o avanço da ANAC e do Brasil em certificação de aeroportos, auditorias internacionais e em fiscalização.

Em seguida, Marcelo Pedroso, representante da International Air Transport Association (IATA) destacou a importância dos Sistemas de Gerenciamento de Segurança (SeMS) na compreensão da segurança como cultura.

Dentre as palestras, outro tema destaque foram os novos programas da Polícia Federal sobre embarque armado e credenciais. Também houve palestra sobre passageiro indisciplinado, espaço aéreo e defesa aérea, além de informações sobre gestão de riscos ciberfísicos nas organizações.

Prêmio InovANAC Security

Ao final do primeiro dia da VII jornada AVSEC, os vencedores do Prêmio InovANAC Security receberam a premiação das mãos do Diretor Juliano Noman, da ANAC. Esta é a primeira edição deste prêmio e foi lançada pela ANAC com objetivo de destacar e disseminar ideias e práticas inovadoras que possam servir de inspiração ou de referência para outras iniciativas de promoção da segurança da aviação civil contra atos de interferência ilícita (AVSEC) implementadas por operadores de aeródromo, operadores aéreos, centros de instrução AVSEC e empresas auxiliares de transporte aéreo, bem como valorizar cidadãos que atuam de forma criativa e proativa buscando o desenvolvimento da aviação civil.

O prêmio foi dividido nas categorias ações de inovação (1) e ideias inovadoras (2). Na Categoria 1, participaram representes de operadores aéreos, operadores de aeródromo, centros de instrução AVSEC e empresas de serviços auxiliares de transporte aéreo. Na Categoria 2, se inscreveram pessoas físicas de forma individual ou em grupo de até três participantes, e pessoas jurídicas constituídas no Brasil.

Vencedores

  • Categoria 1: Ações de Inovação: Sistema de Reconhecimento Facial Integrado ao Credenciamento, de Gustavo Catelli Vieira da Silva
  • Categoria 2: Ideias Inovadoras: Melhor Orientação das Obrigações, de Augusto César Alves da Cunha

Fonte: Anac

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.