Aerocurso.com

ANAC lança projeto “Aeródromos Sustentáveis”

17/12/2019

Foi aprovada em Reunião Deliberativa da Diretoria Colegiada da ANAC, o projeto “Aeródromos Sustentáveis”, que mede o índice de desempenho ambiental (IDA) dos aeroportos brasileiros e os classifica em diferentes níveis de maturidade.

A iniciativa busca dar visibilidade às ações positivas de promoção de sustentabilidade desenvolvidas pelos aeródromos nacionais por meio da categorização do nível de maturidade em gestão ambiental de cada aeródromo que, voluntariamente, aderir à participação no projeto, além de incentivar a adoção de boas práticas de gestão ambiental nos aeródromos nacionais.

A metodologia para avaliação possui critérios que consideram os seguintes temas: educação ambiental, gestão organizacional, gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão de solo, fauna e flora, gestão da mudança climática, gestão das emissões atmosféricas e gestão do ruído aeronáutico.

Com base no atendimento aos critérios específicos estabelecidos no projeto, a ANAC classificará os aeródromos de acordo com seu nível de maturidade em gestão ambiental: nível Avançado, Intermediário ou Inicial.

O aeródromo com a melhor avaliação receberá o reconhecimento por este fato, em data e local a serem divulgados posteriormente.

Os operadores aeroportuários ou proprietários de aeródromos podem se inscrever para participar do projeto “Aeródromos Sustentáveis” até as 18:00h do dia 20 de dezembro de 2019, por meio do envio do formulário de inscrições disponível no link a seguir: https://www.anac.gov.br/assuntos/paginas-tematicas/meio-ambiente/aerodromos-sustentaveis. Para a inscrição, é necessário preencher e encaminhar à ANAC o formulário indicando as ações realizadas no aeroporto para o endereço de e-mail:meioambiente@anac.gov.br.

A metodologia de elaboração dos critérios, de definição da pontuação e outros detalhes estão disponíveis no edital de chamamento público (http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-68-de-5-de-dezembro-de-2019-chamamento-publico-projeto-aerodromos-sustentaveis-231931160).

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.