Aerocurso.com

Como se tornar um Comissário de Bordo ou Piloto Internacional

22/01/2020

A possibilidade de morar fora do país, conhecer novos lugares e pessoas com uma rotina totalmente diferente, são uns dos encantos do cargo. Em contraponto, a profissão exige muita responsabilidade e um preparo físico e emocional do candidato.

 

Com as constantes transformações na aviação civil, companhias aéreas e toda a logística de transporte aéreo, o “outro lado do mundo” já não está tão longe assim. 

Essa dinâmica tem feito do setor aéreo um dos mais promissores nos últimos anos, especialmente para quem deseja seguir carreira em uma grande companhia aérea internacional.

Nesse artigo existem dicas preciosas de como se preparar para seguir carreira em uma grande companhia aérea internacional como Comissário de Bordo ou Piloto Comercial. Confira abaixo.

 

Domine o inglês e aprenda outras línguas

 

Um dos desafios para quem deseja seguir carreira internacional como aeronauta é conquistar a fluência no inglês, que se tornou o idioma universal da aviação

A língua mais falada no mundo, pode garantir a oportunidade ou promoção que você tanto sonha. Sendo assim, ter fluência no idioma universal da aviação se tornou uma das “skills” mais cobradas pelas empresas atualmente.

Principalmente para Comissários de bordo e Pilotos, é fundamental uma boa fluência no idioma oficial da aviação, garantindo o completo entendimento e a melhor experiência possível do serviço. Além disso, o domínio do inglês é exigência para ingressar em uma grande companhia aérea internacional.

No caso da carreira nacional o conhecimento de outros idiomas não chega ser uma exigência, e sim um diferencial do profissional. Mas para a carreira internacional é imprescindível a fluência do inglês, ao menos.

Devido à diversidade de pessoas com quem o comissário terá contato, quanto mais idiomas diferentes você for fluente melhor será sua comunicação e maiores serão as chances de boas companhias procurarem por você para contratação. Existem alguns casos em que é necessário falar o idioma da companhia, como é o caso da Air France que exige a fluência em francês.

 

Pré-requisitos básicos

Comissário de Bordo Internacional

 

Para se tornar um Comissário de Bordo Internacional é necessário percorrer um caminho de dedicação e capacitação além de atender alguns requisitos mínimos, podendo variar de acordo com a companhia aérea. No entanto, são basicamente esses:

 

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter o ensino médio completo;
  • Ter a altura mínima requerida – 1,58m para mulheres, 1,65m para homens;
  • Inglês fluente;
  • Curso em escola homologada pela ANAC.

 

Não há exigência de experiência na área sendo que os cursos de formação e especialização são suficientes para preparar o candidato adequadamente. No entanto a formação mínima é de ensino médio completo e uma formação em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

A ANAC exige a formação em curso específico, que proporcione, no mínimo, 138 horas de aulas, em escola homologada pelo órgão. No site da ANAC você pode realizar uma busca e descobrir as Escolas de Aviação Civil próximas a sua região. Uma curiosidade sobre esse curso é que ele tem matérias tanto de postura e maquiagem, como de sobrevivência na selva.

Após a finalização do curso ainda é necessário ser aprovado em exame na ANAC que testa conhecimentos adquiridos. Esse exame é realizado após a sua contratação por alguma companhia aérea, e após receber todas as instruções teóricas e práticas e ter passado pelo estágio obrigatório. A certificação desse exame é exigência para o exercício da função.

Apesar de não estar entre os requisitos de carreira, ter feito cursos em áreas que possam contribuir para o desempenho da profissão são muito bem vistas pela companhia. Certificações como a de gestão de pessoas ou atendimento ao público podem garantir pontos positivos na hora do processo de seleção. 

Inclusive, um grande diferencial para companhias internacionais, mas obrigatórias para cias nacionais é a certificação da ANAC, que tem como objetivo, entre outras coisas, atestar o grau de confiança e o atendimento a requisitos estabelecidos em regulamentos internacionais de aviação.

 

Pré-requisitos básicos

Piloto de Avião Comercial Internacional

 

Assim como outras carreiras na aviação internacional, para se tornar um Piloto de Avião Comercial Internacional é preciso passar por testes teóricos, práticos e exames médicos, além de muitas horas de voo.

O aspirante a Piloto deve ter no mínimo 18 anos, certificado de avaliação física e ensino médio completo. A princípio não é necessário ter curso superior para virar piloto, apenas o ensino médio completo. No entanto, ter uma faculdade e inglês afiado poderá te trazer um diferencial na hora de um processo seletivo.

Apesar de não ser cobrado o Ensino Superior, existem dois cursos universitários que podem agregar muito no seu currículo. O curso de grau Bacharelado de Ciências Aeronáuticas com duração de 4 anos que pode ser encontrado em algumas instituições públicas e privadas no Brasil. Outro curso que dá uma visão da setor é o curso tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves, com duração de 2 anos.

 

Vantagens da Carreira internacional

 

  • A média salarial em Companhias Aéreas Internacionais são bem maiores que as nacionais
  • Aprimorar o Inglês ou idioma de interesse
  • Possibilidade de morar fora do país, conhecer novos lugares e pessoas com uma rotina totalmente diferente
  • Em voos internacionais, há a chance de você voar mais em menos dias, e isso resultará em mais dias de folgas

 

Processo Seletivo das Companhias Internacionais

 

O acesso a essas vagas pode ser feito por meio de sites das companhias aéreas. No caso das companhias internacionais, existem algumas que se destacam por realizarem processos seletivos no Brasil, entre elas estão:

  • Emirates Airlines;
  • Qatar Airways;
  • Erihad Airways ;
  • American Airlines.

 

Fonte: Portal do Aeronauta

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.