Aerocurso.com

Comissário de Bordo Internacional

23/09/2020

 

Para se tornar um Comissário de Bordo Internacional é necessário percorrer um caminho de dedicação e capacitação além de atender alguns requisitos mínimos, podendo variar de acordo com a companhia aérea. No entanto, são basicamente esses:

 

  • Ter mais de 18 anos;
  • Ter o ensino médio completo;
  • Ter a altura mínima requerida – 1,58m para mulheres, 1,65m para homens;
  • Inglês fluente;
  • Curso em escola homologada pela ANAC-

 

Não há exigência de experiência na área sendo que os cursos de formação e especialização são suficientes para preparar o candidato adequadamente. No entanto a formação mínima é de ensino médio completo e uma formação em escola homologada pela Agência Nacional de Aviação (ANAC).

A ANAC exige a formação em curso específico, que proporcione, no mínimo, 138 horas de aulas, em escola homologada pelo órgão. No site da ANAC você pode realizar uma busca e descobrir as Escolas de Aviação Civil próximas a sua região. Uma curiosidade sobre esse curso é que ele tem matérias tanto de postura e maquiagem, como de sobrevivência na selva.

Após a finalização do curso ainda é necessário ser aprovado em exame na ANAC que testa conhecimentos adquiridos. Esse exame é realizado após a sua contratação por alguma companhia aérea, e após receber todas as instruções teóricas e práticas e ter passado pelo estágio obrigatório. A certificação desse exame é exigência para o exercício da função.

Apesar de não estar entre os requisitos de carreira, ter feito cursos em áreas que possam contribuir para o desempenho da profissão são muito bem vistas pela companhia. Certificações como a de gestão de pessoas ou atendimento ao público podem garantir pontos positivos na hora do processo de seleção. 

Inclusive, um grande diferencial para companhias internacionais, mas obrigatórias para cias nacionais é a certificação da ANAC, que tem como objetivo, entre outras coisas, atestar o grau de confiança e o atendimento a requisitos estabelecidos em regulamentos internacionais de aviação.

 

 

Fonte: AeroSimulados

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.