Aerocurso.com

Novas regras de credenciamento para aplicação do exame de proficiência linguística para pilotos entram em vigor

01/04/2022

No início de março deste ano, passaram a vigorar novos procedimentos para entidades interessadas em se credenciar junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para aplicação do Santos Dumont English Assessmente (SDEA), prova de proficiência linguística para pilotos. A revisão da Instrução Suplementar 183-001E (clique no link para acessar o documento) trouxe novidades e facilidades, visando ampliar o acesso à prova em diferentes localidades, além de otimizar o processo de credenciamento.

A principal novidade trazida pela revisão do normativo é o fim do edital para credenciamento dos profissionais e entidades interessadas. A partir de agora, os processos de credenciamento poderão ser remetidos à ANAC ao longo de todo o ano, de forma contínua. Com o fim do edital, a Agência divulgará, em breve, as datas e a quantidade de vagas que serão oferecidas para o curso de formação de Examinadores Credenciados de Proficiência Linguística. 

Outra novidade é que os Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC), devidamente certificados, também poderão ser credenciados para aplicação do SDEA.  Os processos continuam seguindo as cinco fases de credenciamento: Fase 1 – contato inicial, Fase 2 – análise documental, Fase 3 – pré-avaliação e Curso Inicial de Examinador Credenciado de Proficiência Linguística, Fase 4 – inspeção inicial e capacitação em serviço (CAS) e Fase 5 – credenciamento.

Para conhecer todos os detalhes da revisão do normativo, acesse a página Proficiência Linguística, no Portal da ANAC

Fonte: ANAC

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.