Aerocurso.com

Saiba como se tornar piloto de helicóptero

03/08/2022

Se você pretende trabalhar nas alturas e pilotar um helicóptero, este artigo é para você. Veja abaixo todos os passos de como se tornar piloto ou pilota de helicóptero. Descubra quais são os cursos você precisa fazer e as licenças que deve tirar, curiosidades e muito mais.

Piloto de helicóptero e a demanda do Brasil

Agora que você já sabe que está no artigo certo, precisa saber que também está no país certo: o Brasil é um dos maiores mercados nessa área. Em nosso país encontramos a cidade que possui a maior frota de helicópteros do mundo, à frente de cidades como Nova York, Tóquio e Pequim. Há uma cidade que possui uma aterrissagem de helicóptero a cada 45 segundos. Se você pensou em São Paulo, acertou. Na região metropolitana e cidades vizinhas à capital são 411 aeronaves registradas e cerca de 2.200 pousos e decolagens diariamente, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira dos Pilotos de Helicóptero (Abraphe).

Mais duas cidades brasileiras estão no top 10, conforme lista abaixo. Para um mercado tão grande como o Brasil, são muitas as possibilidades para um piloto ou uma pilota de helicóptero.

Veja a seguir quais são as cidades com as maiores frotas de helicópteros no mundo:

  • 1° lugar: São Paulo

  • 2° lugar: Nova York

  • 3° lugar: Tóquio

  • 4° lugar: Rio de Janeiro

  • 5° lugar: Londres

  • 6° lugar: Belo Horizonte

  • 7° lugar: Santiago

  • 8° lugar: Cidade do México

  • 9° lugar: Bogotá

  • 10° lugar: Pequim

  • Airbus H225 movido a SAF

    Helicópteros movidos a combustível sustentável serão realidade em uma década: Foto: Airbus Helicopters.

Categorias de licença para pilotar helicóptero

Para pilotar helicóptero no Brasil você tem a opção de dois cursos de formação:

  • A primeira é uma licença voltada a quem realiza voos com finalidade particular. Essa licença é a de Piloto Privado de Helicóptero (PPH) e será o pré-requisito para a seguinte.

  • A segunda é o curso de Piloto Comercial de Helicóptero (PCH). Esta servirá para que você possa se tornar um piloto de profissão. A Legislação brasileira exige a licença PCH para que você possa trabalhar profissionalmente.

Passos para se tornar piloto ou pilota de helicóptero

Sabendo destas diferenças acima, vamos para os passos de como se tornar piloto ou pilota de helicóptero:

1º passo: adquirir o Canac

O processo para poder pilotar um helicóptero é semelhante ao de habilitação de motorista de automóveis. Enquanto para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) você tem que recorrer ao Detran, para aviação você deve buscar a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que regulamenta a categoria de pilotos de aeronaves.

Nesse primeiro momento você vai obter o Código ANAC (Canac). Já para obter a licença é preciso prestar um exame teórico e outro físico, que permitirão que você tenha aulas práticas de helicóptero.

Há idade mínima para o Canac?

A idade mínima é de 18 anos, a serem completados até a data dos exames da ANAC para obtenção da licença de PPH, porém o treinamento prático de PPH pode ser iniciado a partir dos 16 anos, claro que com autorização por escrito dos responsáveis. Nesse caso, o aluno só poderá realizar os voos de instrução da fase chamada pré-solo (PS). Para concluir o curso ele terá que completar 18 anos.

2º passo: Certificado Médico Aeronáutico

Agora que você tem seu Canac em mãos (código composto por seis algarismos que vai te acompanhar por toda sua carreira de piloto de helicóptero), você terá que provar ter aptidão física e psicológica para o exercício da pilotagem. Você agenda seu exame e passa por médicos ou clínicas credenciadas pela Anac. Além disso, precisará apresentar vários outros exames ao médico credenciado, que vai avaliar os resultados concluindo o processo com a emissão do seu Certificado Médico Aeronáutico (CMA).

São dois tipos de CMA que você pode obter para pilotar:

  • O certificado de 2ª classe, voltado para piloto privado PPH, com validade de cinco anos.

  • O certificado de 1ª classe, com validade de um ano, é obrigatório para iniciar as horas de voo em seu curso de PCH, para piloto comercial, caso tenha optado por essa formação.

Você poderá encontrar no site da ANAC uma lista de Clínicas e Médicos Credenciados.

3º passo: estudos teóricos

Após obter o Canac e seu Certificado Médico, você já pode buscar uma escola para os estudos teóricos da profissão. Essa etapa não é obrigatória, caso você se torne PPH, pois poderá estudar em casa e fazer a prova da ANAC. Entretanto, há uma grande vantagem de se matricular em uma escola: você receberá toda a orientação e passo a passo a seguir, além de contar com um corpo docente com uma didática adequada de conteúdo e suporte para as inevitáveis dúvidas desse processo.

São cinco as matérias que você deve estudar:

  • Meteorologia

  • Conhecimentos técnicos

  • Teoria de voo

  • Regulamentos de tráfego aéreo

  • Navegação.

4º passo: prova teórica da Anac

A prova teórica da Anac é composta por 20 questões de cada um dos cinco temas, totalizando 100 questões. Para obter aprovação, você precisa acertar pelo menos 14 questões de cada matéria, ou seja, 70% das questões de cada área. A prova é presencial em uma das sedes da ANAC. Você terá acesso a um computador que vai gerar as questões de forma aleatória. Imediatamente após você concluir a prova, o resultado é informado.

E se você reprovar na prova teórica da ANAC?

São duas situações possíveis em caso de reprovação:

  • se reprovar em até duas matérias, você poderá realizar a prova de segunda época dos temas no qual reprovou;

  • se reprovar em mais de duas matérias, terá de realizar a prova completa novamente.

A agência disponibiliza em uma página de seu site todas as informações sobre exames teóricos.

5º passo: prática de voo.

Para começar a voar e assim fazer as horas de voo obrigatórias não é preciso que você tenha iniciado o curso teórico ou já tenha realizado a prova da ANAC, basta que você já tenha o CMA. Porém, a desvantagem de iniciar a prática sem a aprovação na prova teórica é que, nesse caso, você poderá acumular apenas 20 horas de voo.

Na fase prática, é preciso iniciar estudando a aeronave que você irá pilotar e treinar. Por exemplo, o helicóptero Robinson R22 é o mais usado em treinamentos, e o Robinson R44 II é o mais popular do Brasil. No treinamento prático de PPH, você fará 35 horas de voo.

6º passo: curso de Piloto Comercial de Helicóptero

Para concluir esta etapa, é preciso já ter o certificado de aprovação no curso teórico de PPH, e ainda:

  1. Curso teórico de PCH: se sua intenção é ir além do piloto particular e se tornar profissional, o próximo passo será a realização do curso teórico de Piloto Comercial de Helicóptero. Ao contrário do curso teórico de PPH, o de PCH é obrigatório que seja em escola homologada. Você verá as matérias que já estudou no curso de piloto particular, porém precisará aprender cálculos e plotagem de trajetórias em cartas aeronáuticas com uma abordagem muito mais profunda. Quando finalizar, você pode realizar a prova da ANAC.

  2. Curso prático de PCH: são exigidas, no mínimo, 100 horas de voo já somando as horas que você já fez no curso de piloto privado, mas se houver interrupção da sequência do mesmo, o regulamento da ANAC passa a exigir que o mínimo seja de 150 horas. Ah, não há limite máximo de horas de voo. Claro que quanto mais horas você tiver, mais experiência terá para prestar o próximo exame da ANAC.

Depois de todo o estudo, cursos, provas e treinos práticos, você estará pronto para procurar trabalho nesta área. Agora que você já conhece os passos necessários para se tornar um piloto de helicóptero, com estudo e dedicação, em pouco tempo você estará literalmente voando pelos ares. Boa sorte!

Fonte: https://br.indeed.com/

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.