Aerocurso.com

Webinário esclarece principais pontos sobre nova regulamentação de Aeronave Leve Esportiva no país

01/09/2022

A  Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) promoveu nessa segunda-feira, 22 de agosto, o webinário “Novas regras da categoria de Aeronaves Leves Esportivas (ALE) no Brasil”. O evento foi promovido com o objetivo de apresentar os principais pontos sobre a nova regulação para ALE no país. Durante o webinário, a Agência lançou a primeira Cartilha sobre ALE (clique no link para acessar). Trata-se de um importante guia para esclarecer as principais dúvidas de profissionais e interessados na temática, além de ser um importante aliado para fabricantes e operadores do ramo.

O diretor Luiz Ricardo Nascimento deu início ao evento relembrando a parceria crucial entre a indústria e os servidores da Agência, que trabalharam no grupo técnico coordenando a implementação das modificações dos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil (RBAC) n°01 e n° 21. No entendimento do diretor, o trabalho conjunto é um instrumento forte para uma regulação efetiva.   

“Sabemos que foi um trabalho árduo, de bastante convencimento e construído a várias mãos. Tenho certeza de que esse é um início, apesar do trabalho vir de algum tempo, mas ainda temos capítulos e episódios pela frente. Contamos com a colaboração de todos, principalmente da indústria nacional, que é o objetivo da Agência:  fortalecer esse seguimento, destacou. 

O webinário perpassou por pontos inovadores trazidos pela expansão do normativo, entre eles a classificação de aeronaves de até quatro assentos como aeronaves leves esportivas — antes, apenas aeronave de dois lugares poderiam obter essa classificação (ALE) —, a inclusão de aviões com motores elétricos e o aumento do peso máximo de decolagem (PMD) para 1.361kg. Todas essas normas entram em vigor em 1° de outubro de 2022.  

Outro tema de destaque do webinário foi a explanação sobre o uso de ALE para instrução de pilotos. Entre as vantagens na utilização dessa categoria de aeronaves está a capacidade operacional e o menor custo de operação e aquisição.   

O vídeo completo do webinário está disponível no canal da ANAC no YouTube (clique no link para acessar) e servirá como ferramenta para auxiliar a consulta dos interessados.  Mais informações sobre o tema podem ser acessadas na página especial Aeronave Leve Esportiva disponível no portal da ANAC (clique no link para acessar).  

Capturar.JPG

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da ANAC  

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.