Aerocurso.com

Dirigível brasileiro recebeu certificação da Anac

31/01/2023

A Agência Nacional de Aviação Civil emitiu o Certificado de Tipo para o dirigível ADB-3-3, da Airship do Brasil.

Ele é um dirigível de envelope não rígido (“Blimp”) derivado de um projeto norte americano (modelo 138S) que foi adquirido pela empresa paulista e transferido em 2018. A aeronave opera com um motor e um envelope de 3.908 m³ e possui capacidade para seis assentos.

Devido aos materiais obsoletos e algumas recomendações do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (Ntsb), a produção do modelo 138S foi descontinuada.

Segundo a Anac, o ADB-3-3 atende às recomendações do órgão norte-americano e moderniza o projeto da aeronave. Foram eliminados todos os materiais desatualizados, o que levou o dirigível ao estado da arte no que diz respeito a sistemas aviônicos.

O processo de certificação foi iniciado em 2018, com o recebimento da solicitação da Airship do Brasil. A partir daí, foram realizadas avaliações documentais, análises de dados de engenharia, acompanhamento da fabricação do protótipo, verificações de conformidade com o projeto e realização dos ensaios em solo e em voo, necessários para a demonstração de cumprimento com os requisitos aplicáveis.

Fonte: Aromagazine

Compartilhe










Copyright 2017 - All rights reserved.